segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Não É Questão de Opinião

         O que estou tentado fazer aqui, é evitar que se diga a maior tolice que muita gente diz por aí, a respeito de Cristo: "Estou pronto para aceitar Jesus como um grande mestre da moral, mas não posso aceitar a sua reivindicação de ter sido Deus". Essa é uma daquelas coisas que não podemos dizer. Um homem que não tivesse passado de homem, e dissesse o que Jesus disse, não poderia ser um grande mestre da moral. De duas, uma: ou ele teria sido um lunático - do mesmo nível do homem que diz ser um ovo cozido - ou então poderia até ser o próprio diabo. Você terá de fazer a sua própria escolha. Ou ele era e é, o filho de Deus, ou então, era um louco ou algo pior. Você poderia prendê-lo num manicômio, cuspir na cara dele, ou matá-lo como a um demônio; ou então, poderia cair a seus pés, e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas não me venha com essas bobagens paternalistas sobre ele ter sido um grande mestre humano. Ele não nos deixou escolha. E nem pretendia deixar.

de "Cristianismo Puro e Simples" - C. S. Lewis

domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Reinvidicação Absurda

        Todos podemos entender que um homem seja capaz de perdoar ofensas praticadas contra ele mesmo. Você pisa no meu pé ou rouba meu dinheiro, e eu o perdôo. Mas o que dizer de um homem que jamais foi roubado, nem lhe pisaram no pé, mas que anuncia que o perdoaria, por ter pisado no pé de alguém, e roubado a outros? Presunção estúpida, é a descrição mais gentil que poderíamos dar à sua conduta. No entanto, foi isso mesmo que Jesus fez. Ele disse às pessoas que os seus pecados estavam perdoados, sem jamais consultar aos que haviam sido lesados por esses pecados. Ele se comportava, sem hesitação, como se fosse a parte mais interessada, a pessoa mais ofendida de todas. Mas isso só faria sentido, se ele, de fato, fosse Deus, cujas leis tivessem sido quebradas, e cujo amor, tivesse sido ferido a cada pecado cometido. Proferidas por qualquer pessoa que não fosse Deus, essas palavras seriam, para mim, nada mais do que bobagens e presunção sem igual, jamais igualadas por qualquer outro personagem da história.
         Porém (e essa é a coisa mais estranha e siginificativa), até mesmo os seus inimigos, quando lêem os Evangelhos, não costumam ter a impressão de bobagens ou presunções. Muito menos a têm, os leitores imparciais. Cristo diz que é "humilde e manso", e nós simplesmente acreditamos nele sem notar que, se ele fosse simplesmente um homem, humildade e mansidão, seriam as últimas características que atribuiríamos a alguns dos seus ditos.

de "Cristianismo Puro e Simples" - C. S. Lewis

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Da Idade Da Pedra À Idade Da Consciência Na Graça

             Quando Paulo se referiu aos de Israel como “tendo zelo de Deus, porém sem entendimento”, ele falava de gente de bom coração, mas que não discerniu o bem. E é desse tipo de gente que na maioria das vezes a religião está lotada. É gente de coração bom, mas que em razão de uma fé pedrada pela lei, pela moral, pela justiça própria, pelo dever de ser inflexível e sem amor em nome da verdade, se tornou gente da impiedade, mesmo não sendo maus.
É triste constatar que aquilo que deveria ser absolutamente simples e claro, aberto como o horizonte, e imenso como o mar da liberdade, se tornou a loucura e a insanidade que impede homens bons de serem pessoas que façam o bem. Falo aqui daqueles que crêem em Jesus, ou, pelo menos, dizem crer. Sim, falo dos que dizem que crêem no Evangelho. Na maioria dos casos, são pessoas boas, mas..., tanto mais quanto se aprofundem nas entranhas daquilo que supostamente carrega ‘o poder do culto a Deus’, mais pedradas vão ficando; e, assim, mais incapacitadas de fazer o bem, puro e simples, elas vão se tornando. Fizeram o Bom virar Lei. Então, tornaram-se perversos. Assim, não sabem mais fazer o Bem. Portanto, como disse Paulo, “têm zelo de Deus, porém, sem entendimento”.
                    Desse modo ficamos sabendo que o Bem é fruto antes de tudo de um Entendimento. E o único entendimento que se ajusta em absoluto ao Bem, é o Entendimento conforme a Graça. Qualquer outro entendimento terá seu limite e sua fixidez. Seja a Lei, seja o Carma, seja a Evolução, seja o Céu, seja o Nirvana; seja pela via da Renuncia, seja pelo Zelo, seja pelas Obras, seja pela Sabedoria, seja como for... Tem o seu limite, que é a própria Disciplina visando o alcance do Supremo. O limite, portanto, sempre é uma Lei. E em qualquer Lei há a previsão do que é Bom; nela, porém, não há o poder de realizar o Bem, posto que a vida está cheia de situações nas quais o Bem está para além do Bom, visto que muitas vezes para se atingir o Bem, a Lei não pode se fazer de vigente, em razão de que ela é freqüentemente menor do que as situações da própria vida.
A Lei é o limite... Mas o Bem está para além do limite.
E que Bem é esse que está para além do Bom Geral, que é a Lei?
Ora, a Lei é para todos. Mas o Bem é para indivíduos.
O que realiza o Bem é a justiça conforme o amor, que, segundo Jesus, excede a justiça da religião; ou seja: a justiça dos escribas e fariseus.
A leitura dos Atos de Jesus nos Evangelhos nos mostra o significado de que o Bem está para além da Lei.
O entendimento que é maior que qualquer zelo, é aquele que só tem de fixo, a fluidez do amor. Assim, ele é fixo na total mobilidade da vida, e, por essa razão, se faz aplicar com absoluta propriedade para além de qualquer lei. É por isso que a Lei é gravada em Pedras. Mas o Amor só pode ser gravado no Coração. Pois a pedra é própria para a Lei, assim como o coração é próprio pro Amor, posto que a pedra é fixa, mas o coração pulsa e bate... e move a vida. “Eles têm zelo de Deus, porém sem entendimento”—disse Paulo dos judeus amantes da Lei. Assim, pela antítese, Paulo nos ensina que o verdadeiro amor por Deus é fruto de um entendimento, e, que esse entendimento é o da Graça de Deus, pois, é somente na Graça que a justiça de Deus se revela como amor; o qual é maior que tudo. “O que quereis que os homens vos façam, isto fazei vós a eles, pois, esta é a lei e os profetas”—disse Jesus.
                   Para Jesus o entendimento conforme o Evangelho da Graça de Deus era algo que se manifestava na simplicidade desse princípio único, dessa ‘uma só coisa necessária’, e que é maior do que a Lei e os Profetas. Quem teve a mente convertida a esse princípio, esse obteve o entendimento que se renova na mente, e que produz a verdadeira piedade, a qual, por ser algo de homem para homem (... o que quereis que os homens vos façam, isto fazei vós a eles...), implica em uma crescente manifestação da nossa melhor humanidade; sendo isto mesmo aquilo que nos põe no caminho do varão perfeito, o qual se renova no espírito do seu entendimento sempre; e, assim, vai sendo transformado de glória em glória, conformando-se cada vez mais à imagem do Filho de Deus, Jesus Cristo, o Homem.
                    Este é o resumo do caminho que nos leva da infância da Lei de Pedra para o Entendimento que é segundo a Lei da Graça.  Esta tem que ser a jornada de todo aquele que deseja amar a Deus com alma e entendimento.  Na Graça o único zelo que se conhece é o zelo da fé que atua pelo amor.
Caio Fábio

Histórico - Terça de Graça 1 - Wanda Sá

            Nosso primeiro encontro, dia 14/12/2010, teve como convidada, Wanda Sá, grande cantora e amiga, com que tive o privilégio de compartilhar, palcos e discos.



                            Convidei pra nos ajudar, o baixista Nema Antunes, amigo de toda hora, e sem sombra de dúvida, um dos melhores baixistas do Brasil. Lógico, que quando nos juntamos, o ato de tocar vem sempre acompanhado de uma alegria imensa.
 











Wanda encantou o público cantando grandes sucessos da Bossa Nova, levando todos, a cantarem juntos com ela.
  No nosso bate papo, no meio do show, falei um pouco sobre a diferença, entre as construções humanas - religião, crença, sagrado - e as construções divinas - relacionameno pessoal com Deus, fé e santidade. Toda construção humana, invariavelmente, só serve ao afastamento, do homem do homem, e do homem de Deus.












         Após o show, como sempre faço, convido os amigos presentes a uma "canja'. Nesse dia, tivemos a sorte de contarmos com a presença do meu querido amigo, Jorge Camargo, compositor e cantor único, criador de letras e melodias que me levam ao céu, sem escalas. Jorge é um amigo, guardado com todo cuidado e carinho do lado esquerdo do peito, e um músico, a quem tenho o maior apreço e admiração. Como diria meu grande amigo, Gordinho, "Ô Sorte!!!!". 


           E como Deus é sempre muito bom com a gente, ainda tive o prazer de tirar uma casquinha, da minha queridíssima amiga , Kenia, de passagem pelo Brasil. Tive a honra e o privilégio de acompanhá-la em alguns shows pelo Brasil, antes de sua volta a Pittsburgh, aonde ela reside há alguns anos. Fui agraciado pelo convite carinhoso de Kenia, para fazer os arranjos,  no seu mais recente disco, Kenia Celebrates Caymmi, disco esse que foi super bem recebido pela crítica, tanto aqui no Brasil, como nos Estados Unidos. Keninha, muita e muita saudade. Sempre é muito bom estar contigo.

              Assim que puder, vou fazendo um histórico de tudo o que vem rolando no "Terça de Graça". O que mais tem me acariciado o coração, é que apesar de todas as diferenças entre as pessoas que tem comparecido, toda terça, diferenças essas, de todas as categorias, nossa comunhão ao redor de Deus, tem sido aglutinadora, nos tornando irmãos, na procura do caminho do amor, da paz, da solidariedade que extrapola os interesses egocêntricos das trocas interesseiras, do amor que só se vive, enquanto interesse, ou subjetividades sem resultados práticos na vida do outro, seja o outro, quem for. O único dogma que tem significância é: "Aquilo que vc gostaria que te fizessem, vai, e faz vc primeiro, a eles". Do amor vivido sem retribuições. Que Deus possa estar trazendo aos nossos encontros, as terças, um brotar, de verdadeiro amor nos nossos corações, a Ele, e por consequência, na vida do próximo, esteja ele aonde estiver, seja ele quem for. Paz a todos
Fernando

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sempre Agora

            Toda pessoa que acredita em Deus, de uma forma ou de outra, crê que Ele sabe o que você e eu faremos amanhã. Mas, se Ele sabe que eu agirei assim e assim, como eu poderia ter a liberdade de agir de outra maneira? Temos aqui, mais uma vez, a dificuldade de achar que Deus percorre a linha do tempo da mesma maneira que nós, sendo que a única diferença, é que Ele pode enxergar além,enquanto nós, não. Bem, se isso fosse verdade, se Deus tivesse previsto os nossos atos, seria muito difícil entender como poderíamos ter a liberdade de praticá-los ou não. Mas suponha que Deus esteja acima e além do plano temporal. Nesse caso, o que nós chamamos de "amanhã", estaria visível pra Ele, da mesmo forma que o que chamamos de "hoje". Todos os dias são "agora" para Deus. Ele não se lembra do que fizemos ontem, simplesmente nos vê fazendo as coisas, pois, embora "ontem" já tenha passado para nós, não passou para Ele. Deus não prevê o que faremos amanhã, simplesmente nos vê  agindo, porque embora o dia de amanhã não tenha chegado para nós, para Ele está presente. O fato de que Deus, sabe muito bem o que você está fazendo agora, jamais o faria achar que os seus atos, no presente, pudessem ser menos livres. Ele sabe até o que você vai fazer no futuro, pois já se encontra no "amanhã", e pode simplesmente observar você. De certa forma, Deus não conhece a sua ação, enquanto você não a tiver praticado, mas depois, no momento em que você a tiver executado, já é "agora" pra Ele.

de "Cristianismo Puro e Simples" - C. S. Lewis 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Terça com Elvira Helena

Fica até redundante dizer  que foi maravilhoso. A grande beleza de cada terça, é que cada dia carrega em si, uma novidade de experiências, semelhante ao observar a corredeira de um rio. Cada vez que passa, a água fica mais linda, nunca comparativamente, mas carregando em suas diferenças, renovação de beleza e diversidade. E o que mais gosto, é que todas as pessoas que foram, adoraram e se sentiram em casa, e felizes. Vou começar a fazer um histórico, visual e textual, de todas as terças que tivemos. Se vc ainda não pode ir, não percas as próximas. Um abraço, paz, e que possamos nos ver em breve.

Fernando

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Liberdade de Deus

      Quando encontrei Aquele que me separou para Ele mesmo antes da fundação do mundo—delírio de quem crê e não duvida!—, uma das primeiras questões que me vieram foi sobre o destino daqueles que nunca haviam recebido a “informação” histórica acerca do Evangelho. Li todos os comentaristas bíblicos que estavam disponíveis na biblioteca de meu pai e de muitos amigos teólogos e pastores. Eu tinha entre 18 e 19 anos. Sentia-me como um potro no cio, pelas experiências do saber e do conhecimento. Mas ninguém falava do assunto. O Tema era Tabu!  Então, resolvi fazer o que sempre faço até hoje: ler a Palavra, mesmo que sem “acompanhante”, e pedir a Deus o discernimento do assunto. Minha “tese” de ordenação ao ministério presbiteriano foi acerca disso. Nunca a publiquei em razão de ter visto o alvoroço que ela causou no presbitério que se reuniu para “examiná-la”. Foram quase três dias de debate! A maioria me julgava “liberal”, por ter o entendimento que ali expressei. O que eles não podiam entender, era que apesar de crer daquele modo, meu compromisso com o anúncio das Boas Novas, era mais intenso do que eles conseguiam imaginar ser possível, em alguém que afirmasse o que eu afirmava. Meus eixos para o discernimento da questão eram simples:
1. Deus não condenaria à danação quem nunca soube nada além do que soube.
2. Cada um seria, portanto, julgado pela luz que teve, não pela luz que não teve.
3. A Cruz de Cristo é o centro de tudo. Portanto, a salvação é sempre em Cristo, mesmo que o salvo nunca tenha ouvido falar nEle como “nome próprio”.
4. O personagem Melquisedeque era a resposta para a Graça da Revelação que acontece “fora” do contexto geográfico, histórico, político, cultural da “informação” salvadora.
5. Os filhos de Abraão eram os condutores históricos da “informação salvadora”, não o limite da Graça salvadora.
6. A Queda em Adão não poderia ser mais esmagadora que a Salvação no Segundo Adão: Jesus!
7. Uma infinidade de textos do Antigo e do Novo Testamento, me davam essa certeza: Deus nunca se confinou às fronteiras de nenhuma geografia; e não se tratava apenas de “Graça Comum”, mas, para mim, o Comum, era a Graça. Nada poderia e pode ser “mais especial”.
8. A observação humana do fenômeno humano me mostrava, desde criança—talvez em razão da educação humana e aberta que vinham de meu avô, João Fábio, e de meu pai—, que Deus não manifestava a Sua “imagem” apenas nos “crentes”, mas em todos os homens— sem falar que meu avô nunca foi “evangélico”, mas poderia ensinar a todos os pastores que eu conheço, o que é possuir uma consciência cristã, em relação a Deus, a si mesmo e ao próximo, mesmo sem ter tido a informação histórica acerca do benefício da Graça, que nos alcançou em Jesus Cristo.
9. Sempre cri no inferno, mas nunca achei que ele fosse um lugar, e nem que pudesse ser aferido com categorias humanas de “tempo”. Para os “cristãos” o tempo é uma das coisas mais mal compreendidas; daí nosso conceito de “eternidade” ser tão vinculado ao tempo — algo que não acaba nunca; que a gente assiste como um dia depois do outro... Bobagem!
10. Minha motivação para pregar a Palavra não era o inferno, nem o juízo, mas o privilégio de anunciar tão grande salvação a todos homens; sem falar que sempre preguei a Graça, como uma Graça para quem a anuncia, como expressão da gratidão de haver sido iluminado pela maravilhosa e única salvação, que está em Cristo.
 Bem, quase trinta anos depois, preparo-me para re-escrever a minha “tese”, que não é minha e nem é original, pois está explicitada na Palavra — isso para quem não tem medo de “somar” e dizer o “resultado”. Não há nada novo debaixo do sol. A novidade é apenas a coragem de expressar o que está “revelado”. O problema é que há os “pregadores de etiqueta”, que sempre tentam colar em você os mais diferentes “rótulos”. Eu, no entanto, estou livre; nunca estive tão livre, e essa liberdade não avança para além do que sempre cri e expressei, conforme a Palavra. A diferença é que hoje digo da varanda muitas coisa que antes eu dizia no “interior” da casa. Para quem desejar, tanto neste site, www.caiofabio.net, como em muitos outros livros meus, o assunto está posto sem titubeio. Sem falar que no meu livro, O Enigma da Graça, o tema está mais que aberto!
Deus não é judeu!
Deus não é cristão!
Deus não é protestante!
Deus não é evangélico!
Deus não é neopentecostal!
Deus é!
Nós é que somos essas “coisinhas” pequenas, e queremos que o Senhor caiba nessas caixinhas de pequenas convicções, e que calce Seus santos pés, com sapatinhos de japonesa! Agora, enquanto escrevo isto, sei que o Espírito está se revelando nas ilhas remotas, nas selvas esquecidas, nos montes inatingíveis, nas tribos perdidas, nos guetos impenetráveis, e nos ambientes inalcançáveis dos corações de milhões de seres humanos! Ora, isto sem que nenhum “missionário” lá tenha chegado! O Espírito sopra onde quer, ou não? Mas como eu não sei o que Deus está fazendo, eu faço o que Jesus mandou: eu prego a Boa Nova! O meu privilégio é anunciar isso, do modo como Jesus fez, e que no Evangelho, é tão claro: sem religião! Jesus não nos chamou para uma religião. Ele nos chamou para a Vida! Quem ouvir a voz de Deus no Evangelho pregado e confirmado pelo Espírito, será salvo. Quem teve a mesma chance, e decidiu não crer, já está condenado! Quem nunca ouviu nada de homem algum, será ouvido por Deus e julgado por Ele —e somente por Ele— conforme a consciência que teve, e de acordo com a iluminação que possuiu. Mas ninguém é salvo sem que tenha sido por causa da Cruz e do Sangue, conhecido antes da fundação do mundo: o sangue do Cordeiro! E saibam: este Sangue tem Poder!
NEle, que é livre,
Caio Fábio

Elvira Helena Nessa Terça de Graça

Um pouco da trajetória da Elvira, pra quem não a conhece : "A música sempre acompanhou sua vida. Ainda muito cedo, na cidade de Teresópolis fazia suas composições. Foi nos Festivais Estudantis onde teve as primeiras oportunidades de mostrá-las, lhe rendendo premios de reconhecimentos como autora e intérprete.
Veio morar no Rio de Janeiro, estudou e deu aulas de teatro, escreveu peças, esquetes, histórias, poemas e produziu musicais.
Participou de recitais de poesias, dizia seus próprios versos com boa dosagem de humor e irreverência.
Ultimamente tem se dedicado ao canto, as composições e ao estudo da história da nossa música.
Nas canções que compõe, incluindo letra e música, registra parcerias com Hamilton de Holanda, Claudio Cartier, Claudio Guimarães, Felipe Poli e Mimi Lessa. Agora está produzindo  seu CD autoral com a previsão de lançamento para este ano.
Nesse projeto "Terça de Graça" mostra também algumas canções do Rei Roberto Carlos em arranjos originais"
Amanhã, terça, as 19:30h Vejo vcs lá
Paz
Fernando

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Até Que Foi Divertido

O que entendemos hoje por bondade divina, é quase que exclusivamente a capacidade de amar de Deus, e isso pode ser até verdade. A maioria de nós entende, nesse contexto, amor como bondade - um desejo de ver os outros felizes, e não apenas nós; felizes não por isso ou aquilo, mas simplesmente felizes. Será que o que nos satisfaz realmente é um Deus que diga: "Pouco me importa, desde que eles fiquem satisfeitos", quando tivermos vontade de fazer qualquer coisa? O que desejamos, de fato, não é bem um pai no Céu, mas um avô no Céu - uma benevolência de gente "velha" que, como se diz, "gosta de ver gente jovem se divertindo", e cujo plano para o universo fosse simplesmente que ele dissesse ao fim de cada dia: "Tudo isso até que foi divertido". Não são muitas as pessoas, admito, que formulariam uma teologia em termos tão precisos; mas uma concepção não muito diferente dessa, se oculta no inconsciente de várias mentes. Não pretendo ser uma exceção. Gostaria muito de viver num universo governado por princípios como esse. Mas como está mais do que claro que não vivo. e já que eu tenho razões para acreditar que, apesar disso tudo, Deus é amor, concluo que a minha concepção de amor necessita de correção.

de "O Problema do Sofrimento" - C. S. Lewis

sábado, 19 de fevereiro de 2011

De Onde Surgiu o Terça de Graça

Oi, gostaria de explicar o porque dessas reuniões, sugestão desse anjo em minha vida, chamado Ângela Bretas. Aliás, a idéia do blog, foi dela. Um dos maiores reflexos da conversão, é a alegria infinita pelo presente dado por Deus, e a vontade de comunicar a todos o evangelho, a boa nova. Tendo como exemplo, o modo como o Pr. Caio Fábio apresenta seu programa, Papo de Graça, no site www.vemevetv.com.br, sempre trazendo filmes e documentários, como temas para discussões e reflexões, pensei em fazer o mesmo com o material que me é mais familiar, que é a música. Pelo fato de transitar bem na área, ter muitos amigos, imaginei que poderia convidar meus amigos pra fazermos shows, juntos, com um intervalo no meio, para uma reflexão trazida por mim. Tudo absolutamente de graça, e aproveitando o maravilhoso espaço que temos na igreja Libertas, que ocupa o antigo Teatro Posto 6.
Minha caminhada na igreja, sempre foi movida por inquietações, e profundas discordâncias sobre o modo como a igreja evangélica "vive" o evangelho. Tudo o que vi e vivi, me fez buscar um caminho diferente, aonde Jesus seja o centro de tudo, e o ser humano, o alvo do amor e da misericórdia de Deus. Aonde o amor seja relacional, objetivo, concreto, e prático, e não, subjetivo, retórico e inerte. As religiões, conquanto produtoras de normas e regras, e na sua prática, geradora de doenças e psicoses acabam por afastar o homem do homem, e de Deus. Vaidades, sectarismos, egoísmos, e uma luta incessante por poder, através do controle das massas. A igreja, em toda sua história, se tornou a antítese do evangelho, de Jesus. A boa nova traz liberdade, reconciliação com Deus, paz de espírito, amor relacional, movido na direção do próximo, seja ele quem for. E é essa visão simples de Jesus, tendo como único dogma, o amor,  que tento passar nesses nossos encontros. Uma busca, supra religiosa, de um relacionamento pessoal, com um Deus pessoal, e que ama apaixonadamente seus filhos.
No decorrer dos dias, vou contando mais sobre minhas motivações, e aproveitarei pra contar a história, de tudo o que já rolou de bom, desde que começamos a nos reunir. Foram encontros maravilhosos, sempre com música de primeira. Vou tentar colocar fotos, audios, o que for possível. Estou ainda aprendendo a manejar o blog. RS Gostaria também de agradecer ao Pr. Clinton, pastor da igreja Libertas, que me dá todo o apoio possível pra esse projeto, me honrando com sua confiança. Pra quem ainda não apareceu, deixo aqui a programação das próximas semanas.

. 22/02 - Elvira Helena, cantando canções de seu disco e uma revisitação de canções de Roberto Carlos, com arranjos bem interessantes.
 . 01/03 - Renata Pedroh, dona de uma voz belíssima, cantando canções de seu mais recente disco, que tive o privilégio de produzir e arranjar, disco esse, muito bem recebido pela crítica.
 .15/03 - A saxofonista Daniela Spielmann, trazendo toda a brasilidade dos chorinhos.
 .22/03 - Pery Ribeiro, cantor que dispensa apresentações. Uma das mais belas vozes da nossa música, com seu nome gravado pra sempre, na história.
.29/03 - Augusto Martins, cantor da nova geração, dono de uma voz belíssima,  que vem ganhando premios importantes, e construindo uma trajetória marcante no meio musical.

Resumindo, tudo isso de bom, e de graça, com direito a um lanchinho. Imperdível. vejo vcs lá.
Abraço, Paz
Fernando

Já pensou dar de cara com Ele?

É sempre chocante encontrar vida quando pensamos estar sós. "Venha ver!", gritamos, "está vivo". É exatamente nesse ponto que muitos recuam - eu teria feito o mesmo se pudesse - e deixam de buscar o cristianismo. Acreditar em um "Deus impessoal" - tudo  bem. Em um Deus subjetivo, fonte de toda beleza, verdade e bondade, que vive na mente das pessoas - melhor ainda. Em alguma energia gerada pela interação entre as pessoas, em algum poder avassalador que podemos deixar fluir - o ideal. Mas sentir o próprio Deus, vivo, puxando do outro lado da corda, aproximando-se em uma velocidade infinita, o caçador, rei, marido - é outra coisa. Há um momento em que as crianças que estão brincando de polícia e ladrão, de repente, ficam quietas e uma sussurra no ouvido da outra: "Você ouviu aqueles passos no corredor?" Chega um hora em que as pessoas que ficam brincando com a religião ("a famosa  busca do homem por Deus"), de repente, voltam atrás: "Já pensou se nós o encontrássemos mesmo? Não é essa a nossa intenção! E, o pior de tudo, já pensou se Ele nos achasse?"

de "Milagres" - C.S.Lewis

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A MÁQUINA QUÂNTICA

…e pôs a eternidade no coração do homem.

- Salomão, no livro de Eclesiastes

Um grupo considerável de pessoas neste fim de milênio já não pensa em “tempo” do mesmo modo que a maioria dos seres humanos ainda concebem essa dimensão. Hoje, com os novos experimentos da física quântica, uma revolução está para acontecer. Haverá grande aproximação entre ciência e religião, entre tecnologia e biologia, entre máquina e realidade orgânica.

Muitas das hoje chamadas energias sutis –bem conhecidas por profetas e místicos como mundo espiritual– estarão ao alcance da ciência e da tecnologia. Máquinas serão construídas a partir de células, criando um mundo de comunicação instantanea de informações. Serão aparatos magnéticos, e não elétricos. Nada do que hoje nós chamamos de avançado poderá, ainda, ser assim considerado depois que isso acontecer.

Em meio a todo esse progresso, se chegará a uma conclusão: a grande máquina quântica não está por ser criada, mas já existe há milhares de anos. Também se descobrirá que essa máquina viva jamais foi usada em plenitude na Terra –exceto uma única vez, há cerca de dois mil anos–, em razão de que, logo após ter sido criada livre, apareceu nela um desejo que, consumado, lhe atrofiou os sensores e inibiu seus recursos de percepção. Desse modo, ela perdeu a conexão com as milhares de formas de energias sutis e dimensões existentes no universo! A pior de todas as perdas, todavia, aconteceu na area de voice recognition, pois nessa máquina quântica surgiu uma quase total impossibilidade para o reconhecimento da Voz de seu Criador.

A despeito disso, o potencial dessa máquina não foi aniquilado, e, em tempo, ainda se saberá sobre as grandes maravilhas que a habitam. Esta extraordinária tecnologia quântica presente neste planeta possui corpo, alma e espírito! O corpo experimenta o tempo; o espírito transcende o tempo – pois tem natureza atemporal. E a alma faz o elo entre as várias formas de energias da dimensão física e psicofísica e as profundidades das formas de existência que não podem ser medidas ou mesmo assumidas como reais no mundo das coisas palpáveis, pois são espirituais.

A vida humana é o grande complexo eterno-temporal a ser descoberto nas décadas por vir. E quando essa consciência se instalar, então se saberá que a eternidade habita o coração dos homens e que o tempo nada mais é que uma momentânea impressão de uma das muitas formas de existir e conhecer a existência, que os humanos possuem, mas que foi em nós atrofiada por algo que a linguagem teológica chama de a queda. Sobretudo se saberá que assim como profetas visitam o que será, também podem visitar o que já foi, pois, no espirito, o que é, é; porque passado, presente, e futuro, nada mais são que expressões daquilo que é, e habita o interior dos seres humanos.

(Extraído do livro Nephilim, de Caio Fábio, escrito em 1999.)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Terça de Graça c/ Sanny Alves

Mais uma vez, tivemos um encontro maravilhoso, muita música e muita comunhão. Tivemos canjas de Irinéia Maria, Janaína Moreno, Pedro Mamede, Erivelton Silva,  e Leticia Canela. Aliás, Irinéia vai ganhar o Cartão Fidelidade Platinum. Pelo que eu me lembre, não faltou nenhuma terça. Semana que vem, teremos Elvira Helena, uma mistura de cantora e atriz, que estará fazendo uma apresentação, baseada no seu mais recente trabalho. com músicas de Roberto Carlos, com arranjos bem diferentes. Pra quem gosta do Rei, um prato cheio. Em breve, anuncio as atrações de março. Vamos em frente. Estou em São Luis, terra lindíssima, que não visitava há muito tempo.  Sexta estou de novo em casa. Assim que puder, vou postar alguns textos, coisas boas de se guardar no coração. Estou me "desvirginando" em blogs. Não levo muito jeito pra escrever, mas não custa nada tentar. Vou ter a ajuda, pra lá de especial, do nosso escriba fotográfico, Pércio Campos, co-gerenciador desse blog, comigo. Um abraço grande, Paz
Fernando

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sanny Alves

Hoje, 15/02, dando prosseguimento ao nosso Terça de Graça, teremos a cantora Sanny Alves, cantando músicas de seu disco mais recente, acompanhada por mim, ao piano, Zé Luis Maia no baixo, e Jorge Gomes na bateria. Trio que a acompanha já há algum tempo, e que gravou em seu disco. Se Deus quiser, teremos outra noite maravilhosa, com boa música e uma conversa de crescimento no conhecimento de Deus. Espero que seja frutífera pra todos. Vejo vcs lá. Bj
Fernando