quarta-feira, 6 de abril de 2011

Histórico - Terça de Graça 7 - Cláudio Jorge


      No dia 01/02,  tive a companhia maravilhosa de meu grande amigo, e parceiro de tantas gravações e shows, Cláudio Jorge. Encontro esse, enriquecido pela presença de mais dois amadíssimos amigos, e também parceiros constantes de gravações e shows, o baixista Ivan Machado, e o bateirista Camilo Mariano.

Camilo Mariano
Ivan Machado/Cáudio Jorge










      Achei esse belo texto, do grande Nei Lopes, a quem tenho a honra de acompanhar, em seus shows, falando com a maestria costumeira, sobre Cláudio:


      "A Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana, sonho do autor destas linhas que já está quase virando realidade, consigna: “CLÁUDIO JORGE [de Barros] (1949- ) – Violonista, guitarrista, compositor e cantor nascido no Rio de Janeiro, RJ. Instrumentista de sotaque acentuadamente brasileiro, é freqüentemente requisitado para gravações e espetáculos no Brasil e no exterior. Compositor, é parceiro de Martinho da Vila, Cartola, João Nogueira e Nei Lopes, entre outros, em canções gravadas por vários intérpretes da música popular brasileira. A partir do final da década de 1990, tornou-se também conhecido e respeitado como arranjador e produtor musical”. 

    Evidentemente que, por servirem a um texto de enciclopédia, as informações aí em cima são frias e calculadas. Mas o Cláudio Jorge é muito mais, querem ver só? 


     Neto e filho de jornalistas boêmios e festeiros, CJ foi picado muito cedo pelo vírus da música. E, rapazola ainda, já estava ele abraçado ao violão, com o qual acompanhou, inclusive, Ismael Silva e Clementina de Jesus. Foi esse violão que levou CJ ao exterior, tocando com Sivuca, para ter sua arte admirada na Europa, na África, nos Estados Unidos e no Japão. Arte de músico solista e acompanhante que mereceu elogios de gente como, por exemplo, o gaitista Toots Thielemans. E que, nos anos 70, o levou ao disco, em uma gravação na Alemanha, ao lado de Sebastião Tapajós e Joel Nascimento, e em outra brasileira, pela antiga Odeon, na qual também soltava a voz. 





    Mas, ao mesmo tempo em que aparecia e se internacionalizava, participando, inclusive, do CD “Brasileiro”, de Sérgio Mendes, premiado com o Grammy, CJ, na parceria com João Nogueira, voltava ao seu quintal suburbano, do Cachambi. E pela mão de Martinho da Vila chegava à avenida. Pois há mais de dez anos, é de CJ o violão que, na avenida, dá o tom e a harmonia para os sambas da Unidos de Vila Isabel. E essa aproximação acabou, obviamente, levando-o a integrar a ala de compositores da escola, com orgulho e vibração. 




      Cláudio Jorge, meu parceiro em dezenas de composições, como também o é, talvez com menos freqüência, de Wilson das Neves, Luiz Carlos da Vila, Ivan Lins, Aldir Blanc, Martinho e tanta gente boa, é um grande compositor, tão bom melodista quanto letrista. E é músico de verdade, brasileiríssimo em sua arte, além de um combatente nas lutas de nossa profissão". 

    

    Nei Lopes
    Vila Isabel, fevereiro, 2001.



      
      Nessa noite, tivemos também a participação de Irinéa Maria Ribeiro, que fará  sua apresentação em 12 de abril.  Foi uma grande farra, e motivado por esse nosso encontro, falei um pouco da importância das amizades, como construções sólidas em nossas vidas, e que enchem nossos corações de verdadeira e duradoura alegria. 







                         


      A cada semana, tenho experimentado um prazer imenso, pelo fato de tocar e ouvir ótima música, encontrar amigos queridos, e poder falar de maneira singela e simples, de como vive uma vida verdadeira, e não uma existência vazia e sem significado, caminhando de mãos dadas com Deus. Obrigado a todos que têm comparecido, e aos que me ajudam das mais variadas e carinhosas formas. Bj em todos.
Paz
Fernando

2 comentários:

  1. Mas Fernando , Cláudio Jorge está vivo? Poois fiquei na dúvida agora quando li.
    Bjs
    ivone Torres

    ResponderExcluir
  2. RSRSRSRSRSRS Claro. Eu estrou fazendo um histórico de todos os shows que rolaram no "Terça de Graça". Já estamos no número 15. Eu vou tentar atualizar o mais rápido possível. Bj

    ResponderExcluir