sexta-feira, 29 de abril de 2011

Histórico - Terça de Graça 8 - Áurea Martins


      No dia 08 de fevereiro, fomos presenteados com a presença de Áurea Martins, sem sombra de dúvida, uma das melhores cantoras do Brasil. Com uma história solidificada na MPB,  Áurea levou o público ao êxtase com suas interpretações carregadas de emoção. Um pouco, só um pouco, da história de Áurea, pois a estrada é longa e cheia de brilho:



 "Inicialmente apareceu quando participou na Rádio Nacional do programa "Tribunal de Melodias", de Mário Lago e Paulo Gracindo. Após a sua apresentação foi contratada pela emissora e passou a integrar os programas de Paulo Gracindo, César de Alencar e Manoel Barcelos. Nesses programas atuava com os também iniciantes Elis Regina, Pery Ribeiro e Evinha.
No ano de 1969, integrando o conjunto Os Siderais, ganhou o primeiro prêmio do programa "A Grande Chance", de Flávio Cavalcanti, na TV Tupi, no qual interpretou "Pela rua" (Dolores Duran e Ribamar), com arranjo de Anselmo Mazzoni. O prêmio foi a gravação de um disco e uma viagem a Portugal. No LP "O amor em paz", com produção de Rildo Hora e arranjos de Luizinho Eça, contou com acompanhamentos do Tamba Trio e a participação especial do escritor Paulo Mendes Campos declamando Vinicius de Moraes, além de gravar clássicos como "Fim de noite" (Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli), "Pra você" (Sílvio César) e "Apelo" (Baden Powell e Vinicius de Moraes), entre outras. Logo depois, passou a cantar na noite carioca se apresentando em casas noturnas, dividindo o palco com vários artistas, entre os quais Emílio Santiago, Elza Soares, Baden Powell, Johnny Alf, Chico Feitosa, Eumir Deodato, Cauby Peixoto, Durval Ferreira, Paulo Moura, Milton Nascimento, Marisa Gata Mansa, Dona Ivone Lara, Carmem Costa, Leci Brandão, Nelson Sargento, Ivor Lancellotti e Zezé Gonzaga.



_V9N3679.JPG.jpg
Atuou como atriz e cantora na peça "Ensaio Geral da República" de Dalva Lazaroni. Participou de vários discos, como os songbooks de Tom Jobim e Chico Buarque (produzidos por Almir Chediak), além de discos de Délcio Carvalho, Ivor Lancellotti, João de Aquino, Hermínio Bello de Carvalho e Heitor dos Prazeres Filho, entre outros. Integrou o elenco de cantores do bar Carioca da Gema, no Rio de Janeiro, por sete anos desde sua inauguração em 2000.Em 2001, com produção de Dalva Lazaroni e direção musical de João de Aquino, gravou o primeiro CD, disco no qual interpretou Milton Nascimento, Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, Elton Medeiros, Ivor Lancellotti, Marcio Proença, Dorival Caymmi, Cartola e Baden Powell.



Em 2003 lançou CD "Áurea Martins", no qual contou com a participação especial de Nelson Sargento. No disco, produzido por João de Aquino, foram incluídas "Viagem" (João de Aquino e Paulo César Pinheiro), "Morro Velho" (Milton Nascimento), "Peito vazio" (Cartola e Elton Medeiros), "Céu e mar", "Guacyra" e "João Velentão" (Dorival Caymmi). Em 2007 gravou, pelo selo Biscoito Fino, o CD Até Sangrar, produzido por Hermínio Bello de Carvalho e co-produzido pelo pianista Zé-Maria Camilotto Rocha. Em 2009 foi consagrada com o "Prêmio da Música Brasileira" como "Melhor Cantora" na categoria MPB. Em 2010 lançou pela Biscoito Fino o CD "Depontacabeça", celebrando seus 70 anos de idade e 50 de carreira. Com produção de Hermínio Bello de Carvalho e Lucas Porto, o disco contou com encarte escrito por Aldir Blanc e incluiu sete faixas inéditas dentre as 14 canções de Hermínio Bello de Carvalho com outros compositores. O lançamento do disco ocorreu no Allegro Bistrô da Modern Sound, no Rio de Janeiro, onde realizou uma temporada de shows semanais. 



Foi a grande homenageada do "2º Seminário A mulher na Música", promovido pelo SindMusi. Evento em que foi exibido o curta-metragem "Áurea", de Zeca Ferreira, antes do show de encerramento, realizado no Lapinha, no Rio de Janeiro, no qual se apresentou acompanhada do Grupo Terra Trio e alguns convidados".












Bom, pra variar, quem não foi, não faz idéia do que perdeu. Ainda tivemos a canja maravilhosa de Daniela Spielmann, do cantor Fernando Nascimento, e a participação especialíssima de Fernando Costa ao piano, e Fernando Pereira na bateria. Eu, imaginem só, ataquei de contrabaixo. Até a próxima.
Abraço
Paz
Fernando

P.S. - Pra quem não viu, um quebra galho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário