sábado, 19 de março de 2011

Histórico - Terça de Graça 6 - Janaína Moreno

      No dia 25 de janeiro de 2011, tivemos o prazer enorme, de contar com a participação de Janaína Moreno. Esse presente pra minha vida, me foi dado através de meu filho. Janaína iria fazer um show no Centro Cultural Carioca, e meu filho, que é seu diretor musical, me convidou pra participar. Me impressionei com seu domínio, tanto do palco quanto do público, e com sua voz suave e poderosa. Um pouquinho da vida de Janaína:
 
"Para o jornalista Sérgio Cabral, Janaína Moreno é uma cantora “cheia de bossa”. Foi assim que o crítico classificou o canto da mineira, finalista do I Prêmio Divas da Música Brasileira, realizado em São Paulo em outubro de 2010. Voz de destaque da nova geração da MPB, Janaína participou do concurso com “Festeiro”, uma canção autoral que percorre os folguedos, o congado, o maracatu e a matriz percussiva presente na música brasileira. A cantora Janaína Moreno tem sido uma voz de destaque da música contemporânea brasileira. Formada pelos acordes do Clube da Esquina e pelo samba mineiro, Janaína foi uma das integrantes do “Samba da Madrugada”, projeto que reuniu a nova geração dos compositores de Minas Gerais. Em 2009, ganhou o concurso “Novos Bambas do Velho Samba”, uma realização da tradicional casa de samba Carioca da Gema, na Lapa. Naquele mesmo ano, apresentou uma homenagem ao centenário de Carmen Miranda. Os dois trabalhos marcaram a mudança de Janaína Moreno para o Rio de Janeiro, onde passou a residir e a desenvolver suas pesquisas sobre a memória do samba.


      Nas rodas e palcos cariocas, ela cantou com os bambas da velha guarda, como Dona Ivonne Lara, Noca da Portela, Walter Alfaiate, Monarco, Paulão 7 cordas, Moacyr Luz e Toninho Geraes, além da nova geração do samba, com destaque para Fabiana Cozza, Edu Krieger, Pedro Miranda, Ana Costa e Luíza Dionísio. Recentemente fez uma participação no DVD da sambista Tereza Cristina, ao lado de Seu Jorge e Marisa Monte. Atriz formada pela UFMG e tendo trabalhado com grupos de teatro como o Grupo Galpão e a Cia. Terceira Margem, ambos de Belo Horizonte, Janaína Moreno imprime no seu trabalho como cantora os aspectos cênicos, fazendo do palco um espaço para interpretação da canção. Com apresentações vivas e contagiantes, a cantora é apontada pela crítica como uma das principais revelações da musica, em 2010".



      Contamos nesse dia, com a participação, pra lá de especial, de dois novos amigos, Berval Moraes no baixo, e Renato Endrigo na bateria. Pra encerrar a noite, Janaína, como toda mãe coruja, chamou seu filho, Cassiel, para uma canja "familiar". Como a mãe, o filho arrebatou a platéia.





      Vou tentar colocar um pequeno resumo do nosso bate papo, apesar de que,  pelo tempo que passou, possivelmente não vou me lembrar. Mas, graças a Deus, e graças a Deus pelos Seus "mas", tudo o que se tem conversado no "Terça", tem sido bem recebido pelas pessoas que nos visitam. Que o Espírito do Senhor possa sempre nos enriquecer com  sua sabedoria, consolo, cura,  e amor. Que esse projeto, seja um marco de signifância na vida de todos, se transformando numa ponte, para o crescimento da nossa relação com nosso Pai e Senhor.
Paz
Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário